Sobre uma leitura extraordinária!

Hoje, uma convidada muito especial vai inaugurar sua participação no blog. Minha querida amiga, Karina Lan’Arc!

*

Quando fui convidada pela Amanda para escrever um post para o is2books, não tive dúvida sobre qual livro escreveria. Em 2014, Extraordinário se tornou um dos meus livros favoritos e, inclusive, tornei-me “garota propaganda” dele, indicando-o para todo o mundo, rs. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando fui à Turnê Intrínseca, que ocorreu no primeiro semestre deste ano, em Belém. Durante o evento, foi exibido o book trailer do livro – mas ainda não foi aí que ele me chamou a atenção, até porque eu pensei que ele era voltado para o público infantil.

Pouco depois, surgiu uma promoção no site da Saraiva, e o preço desse livro estava muito acessível. A Amanda me fez comprá-lo (obrigada por insistir!) e aceitei adquiri-lo. Pronto. Livro comprado. Ganhou um lugarzinho na estante, mas levei algumas semanas até tomar coragem e lê-lo. Porém, não se passaram muitas páginas até eu começar a amar aquele garotinho “estranho” de 10 anos de idade.

August Pullman (ou Auggie, para os mais intímos) nasceu com uma síndrome genética, a qual o deixou com sequelas por causa das diversas cirurgias e complicações médicas decorrentes da doença. Por isso, Auggie nunca pôde ir à escola. Só que os pais do menino tomaram uma decisão muito difícil: ele teria que começar a frequentar o colégio, pois havia passado para o quinto ano e a mãe já não poderia ensiná-lo com eficiência. Uma novidade muito difícil, já que August não tinha um rosto muito comum e as pessoas que o viam, principalmente as crianças, ficavam espantadas com tamanha diferença.

20140826-0001

Depois de alguma resistência, August, num ato de coragem, decidiu que iria para a escola. A partir desse momento, inicia a missão nada fácil de tentar mostrar aos colegas que, mesmo com uma aparência estranha, ele é um menino igual aos outros. O livro, então, passa a nos dar motivos para acreditar que ainda há esperança para um mundo intolerante com as diferenças individuas, como é o nosso, ao nos ensinar a utilizar a gentileza, a compaixão e amor.

E o mais legal de tudo é que a narrativa do livro não se dá apenas da perspectiva do August, mas, também, dos pais, da irmã e dos colegas do garoto. Até o modo de escrever de cada um é lembrado pela autora. Nem temos tempo de julgá-los por seus atos, porque podemos conhecer o que cada um pensa sobre as diferenças de Auggie. Aliás, “julgar” é um verbo que a escritora R.J. Palacio nos ajudar a banir do nosso vocabulário quando lemos Extraordinário.

blue1

O livro ainda é interessante para quem gosta de Star Wars. August é fissurado na saga. Eu só conheço o Darth Vader, então, para entender algumas citações, tive de recorrer ao Google, mas nada que prejudicasse a mim ou a outro leitor que não conhece Star Wars de captar a real lição que a história quer transmitir.

Durante a leitura do livro, as emoções também se alteram. São momentos de apreensão, raiva, tristeza, mas a alegria de Auggie e de alguns personagens nos fazem rir e chorar de emoção. Acima de tudo isso, o que ganha mesmo o leitor é o modo como August consegue vencer toda a desconfiança das pessoas ao redor, mostrando-nos que, todos nós temos diferenças, sejam elas pequenas ou imensas, como a do menino, mas tudo pode ser tolerado com a gentileza.

Com uma linguagem simples, R.J Palacio nos conquista com o seu August e pode-se dizer que, realmente, o livro faz jus ao título porque é Extraordinário!

4 comentários sobre “Sobre uma leitura extraordinária!

  1. Erlane disse:

    Realmente um livro incrível, seu nome diz tudo! É uma história que conduz a muitas reflexões! Todos deveriam ler e se encantar pelo “Extraordinário”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s